quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Você já é alguém

Estudar pra ser alguém na vida, trabalhar pra ser alguém na vida, ter dinheiro pra ser alguém na vida.

Cresci ouvindo essas frases.

Curioso é que o meu avô, o homem que mais admirei na vida, nunca frequentou escola, nunca teve um emprego e não acumulou riqueza.

Cristino Bento, que tinha Cristo e Bento, abençoado, no nome, leu muito a Bíblia, mas ia pouco às igrejas.

Não pregava religião mas seu exemplo comovia e guiava quem o conhecia. O seu jeito de viver e as palavras que saíam de sua boca iluminavam tudo à sua volta.

Ele entendia que ser alguém na vida é mais que estudar, trabalhar e correr atrás de bens materiais.


É necessário viver com sabedoria e amor à vida.

Para exemplificar eu lembro que uma vez, 40 anos atrás, uma pessoa o procurou e questionou sobre a homossexualidade de um parente, já que ele era um idoso que lia a Bíblia. “Não vai repreendê-lo converse com ele” Vovô respondeu: “Já conversei. Perguntei se ele estava feliz e satisfeito. Ele disse que está. Então estou também”.

Um dia precisamos ir buscar água em barris em poços longe de casa. Ele me sentou sobre os barris vazios que o nosso jumento transportava. Eu tinha 7 anos, achei divertido chicotear o animal para que andasse mais depressa. Ele perguntou “por que está maltratando o animal? Ele não lhe fez mal”. E me pôs no chão e completei a pé a viagem.

Quando ladrões de galinha invadiram seu galinheiro ele estava deitado numa rede no alpendre de casa e de lá não levantou. “Estão com fome. Quem rouba a gente tem sempre menos que nós. Menos recurso, ou talvez menos juízo e vergonha”. Hoje eu vejo que quem nos rouba realmente tem menos vergonha, ou nenhuma vergonha.

Então, voltando ao assunto “ser alguém na vida”, se nossos familiares nos ensinaram a respeitar as pessoas, os animais e a natureza, nós “já somos”.

E o estudo e o trabalho poderão apenas melhorar esse “alguém que já somos”.


José Luiz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bancária vítima das enchentes em São Paulo paga 144 reais por água e dois biscoitos

O lucro acima de tudo em um momento de tragédia   É a pr ova irrefutável de que o capitalismo é a pior invenção de todos os tempos. Eventos...