Objetos do conhecimento (conteúdo):
- A hegemonia europeia na economia, na política e na cultura
- Corporações e organismos internacionais
Habilidades:
- Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares.
- Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.
Objetos do conhecimento (conteúdo):
- As manifestações culturais na formação populacional
- Integração mundial e suas interpretações: globalização e mundialização
Habilidades:
- Relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania, valorizando identidades e interculturalidades regionais.
- Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização.
Conclusão do tema anterior e Avaliação - Exposição de atividades práticas e leitura dos textos produzidos, autoavaliação e avaliação coletiva em debate.
Objetos do conhecimento (conteúdo):
- A divisão do mundo em Ocidente e Oriente.
- Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial
- Associar o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente com o Sistema Colonial implantado pelas potências europeias.
- Analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania.
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil.
Conclusão do tema anterior e Avaliação - Exposição de atividades práticas e leitura dos textos produzidos, autoavaliação e avaliação coletiva em debate.
Objetos do conhecimento (conteúdo):
- Cadeias industriais e inovação no uso dos recursos naturais e matérias-primas.
- Intercâmbios históricos e culturais entre Europa, Ásia e Oceania.
Habilidades:
- Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.
- Analisar características de países e grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir suas desigualdades sociais e econômicas e pressões sobre seus ambientes físico-naturais.
Conclusão do tema anterior e Avaliação - Exposição de atividades práticas e leitura dos textos produzidos, autoavaliação e avaliação coletiva em debate.
Objetos do conhecimento (conteúdo):
- Diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania
Habilidades:
- Identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia (tais como termoelétrica, hidrelétrica, eólica e nuclear) em diferentes países.
Conclusão do tema anterior e Avaliação - Exposição de atividades práticas e leitura dos textos produzidos, autoavaliação e avaliação coletiva em debate.
Nenhum comentário:
Postar um comentário