9° Ano - 1° bimestre

 

Semana 1

Objetos do conhecimento (conteúdo)

  • A hegemonia europeia na economia, na política e na cultura
  • Corporações e organismos internacionais

Habilidades

  • Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares.
  • Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.

Método e instrumentos: Leitura no livro didático e textos complementares, debate e elaboração de pequenos textos sobre o tema, orientaçãoes para elaboração de atividade prática para ser exposta na semana seguinte.

Conclusão do tema anterior e Avaliação -  Exposição de atividades práticas e leitura dos textos produzidos, autoavaliação e avaliação coletiva em debate.





Objetos do conhecimento (conteúdo)

  • As manifestações culturais na formação populacional
  • Integração mundial e suas interpretações: globalização e mundialização


Habilidades

  • Relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania, valorizando identidades e interculturalidades regionais. 
  • Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização.


Método e instrumentos: Leitura no livro didático e textos complementares, debate e elaboração de pequenos textos sobre o tema, orientaçãoes para elaboração de atividade prática para ser exposta na semana seguinte.

Conclusão do tema anterior e Avaliação -  Exposição de atividades práticas e leitura dos textos produzidos, autoavaliação e avaliação coletiva em debate.



Objetos do conhecimento (conteúdo)

  • A divisão do mundo em Ocidente e Oriente.
  • Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial

Habilidades
  • Associar o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente com o Sistema Colonial implantado pelas potências europeias.
  • Analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania.
  • Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil.

Método e instrumentos: Leitura no livro didático e textos complementares, debate e elaboração de pequenos textos sobre o tema, orientaçãoes para elaboração de atividade prática para ser exposta na semana seguinte.

Conclusão do tema anterior e Avaliação -  Exposição de atividades práticas e leitura dos textos produzidos, autoavaliação e avaliação coletiva em debate.




Semana 7

Objetos do conhecimento (conteúdo)

  • Cadeias industriais e inovação no uso dos recursos naturais e matérias-primas.
  • Intercâmbios históricos e culturais entre Europa, Ásia e Oceania.

Habilidades:

  • Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.
  • Analisar características de países e grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir suas desigualdades sociais e econômicas e pressões sobre seus ambientes físico-naturais.

Método e instrumentos: Leitura no livro didático e textos complementares, debate e elaboração de pequenos textos sobre o tema, orientaçãoes para elaboração de atividade prática para ser exposta na semana seguinte.

Semana 8

Conclusão do tema anterior e Avaliação -  Exposição de atividades práticas e leitura dos textos produzidos, autoavaliação e avaliação coletiva em debate.




Objetos do conhecimento (conteúdo)

  • Diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania


Habilidades:

  • Identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia (tais como termoelétrica, hidrelétrica, eólica e nuclear) em diferentes países.

Método e instrumentos: Leitura no livro didático e textos complementares, debate e elaboração de pequenos textos sobre o tema, orientaçãoes para elaboração de atividade prática para ser exposta na semana seguinte.


Conclusão do tema anterior e Avaliação -  Exposição de atividades práticas e leitura dos textos produzidos, autoavaliação e avaliação coletiva em debate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bancária vítima das enchentes em São Paulo paga 144 reais por água e dois biscoitos

O lucro acima de tudo em um momento de tragédia   É a pr ova irrefutável de que o capitalismo é a pior invenção de todos os tempos. Eventos...