8° Ano - 3° bimestre

 

Semana 1

Objetos do conhecimento (conteúdo): Identidade sociocultural

Habilidades: Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos. Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.
Método e instrumentos: Leitura no livro didático e textos complementares, debate e elaboração de pequenos textos sobre o tema, orientaçãoes para elaboração de atividade prática para ser exposta na semana seguinte.

Semana 2

Conclusão do tema anterior e Avaliação -  Exposição de atividades práticas e leitura dos textos produzidos, autoavaliação e avaliação coletiva em debate.





Semana 3

Objetos do conhecimento (conteúdo): Transformação das paisagens naturais e antrópicas

Habilidades: Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização. Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.

Método e instrumentos: Leitura no livro didático e textos complementares, debate e elaboração de pequenos textos sobre o tema, orientaçãoes para elaboração de atividade prática para ser exposta na semana seguinte.
Semana 4

Conclusão do tema anterior e Avaliação -  Exposição de atividades práticas e leitura dos textos produzidos, autoavaliação e avaliação coletiva em debate.




Semana 5

Objetos do conhecimento (conteúdo): Formas de representação e pensamento espacial

Habilidades: Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre.
Método e instrumentos: Leitura no livro didático e textos complementares, debate e elaboração de pequenos textos sobre o tema, orientaçãoes para elaboração de atividade prática para ser exposta na semana seguinte.

Semana 6

Conclusão do tema anterior e Avaliação -  Exposição de atividades práticas e leitura dos textos produzidos, autoavaliação e avaliação coletiva em debate.




Semana 7

Objetos do conhecimento (conteúdo): Fenômenos naturais e sociais representados de diferentes maneiras

Habilidades: Medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas. Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre.
Método, instrumentos e Avaliação: Leitura no livro didático e textos complementares, debate e elaboração de pequenos textos sobre o tema, orientaçãoes para elaboração de atividade prática para ser exposta na semana seguinte.

Semana 8

Conclusão do tema anterior e Avaliação -  Exposição de atividades práticas e leitura dos textos produzidos, autoavaliação e avaliação coletiva em debate.




Semana 9

Objetos do conhecimento (conteúdo): Biodiversidade e ciclo hidrológico

Habilidades: Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.
Método, instrumentos e Avaliação: Leitura no livro didático e textos complementares, debate e elaboração de pequenos textos sobre o tema, orientaçãoes para elaboração de atividade prática para ser exposta na semana seguinte.
Semana 10

Conclusão do tema anterior e Avaliação -  Exposição de atividades práticas e leitura dos textos produzidos, autoavaliação e avaliação coletiva em debate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bancária vítima das enchentes em São Paulo paga 144 reais por água e dois biscoitos

O lucro acima de tudo em um momento de tragédia   É a pr ova irrefutável de que o capitalismo é a pior invenção de todos os tempos. Eventos...