8° Ano - 1° bimestre

 

Semana 1

Objetos do conhecimento (conteúdo): Distribuição da população mundial e deslocamentos populacionais

Habilidades

  •  Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.


Método e instrumentos: 
  • Leitura no livro didático e textos complementares, debate e elaboração de pequenos textos sobre o tema, orientaçãoes para elaboração de atividade prática para ser exposta na semana seguinte.

Conclusão do tema anterior e Avaliação -  Exposição de atividades práticas e leitura dos textos produzidos, autoavaliação e avaliação coletiva em debate.





Objetos do conhecimento (conteúdo): Transformação das paisagens naturais e antrópicas

Habilidades: Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização. Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.

Método e instrumentos: Leitura no livro didático e textos complementares, debate e elaboração de pequenos textos sobre o tema, orientaçãoes para elaboração de atividade prática para ser exposta na semana seguinte.

Conclusão do tema anterior e Avaliação -  Exposição de atividades práticas e leitura dos textos produzidos, autoavaliação e avaliação coletiva em debate.




Semana 5

Objetos do conhecimento (conteúdo): Corporações e organismos internacionais na ordem econômica mundial

Habilidades
  • Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra.

  • Analisar áreas de conflito e tensões nas regiões de fronteira do continente latino-americano e o papel de organismos internacionais e regionais de cooperação nesses cenários.

  • Distinguir e analisar conflitos e ações dos movimentos sociais brasileiros, no campo e na cidade, comparando com outros movimentos sociais existentes nos países latino-americanos.

  • Analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil.

  • Analisar a atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica nos contextos americano e africano, reconhecendo, em seus lugares de vivência, marcas desses processos.


Método e instrumentos: 
  • Leitura no livro didático e textos complementares, debate e elaboração de pequenos textos sobre o tema, orientaçãoes para elaboração de atividade prática para ser exposta na semana seguinte.



Objetos do conhecimento (conteúdo): Corporações e organismos do Brasil na ordem econômica mundial

Habilidades

  • Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra.

  • Analisar áreas de conflito e tensões nas regiões de fronteira do continente latino-americano e o papel de organismos internacionais e regionais de cooperação nesses cenários.

  • Distinguir e analisar conflitos e ações dos movimentos sociais brasileiros, no campo e na cidade, comparando com outros movimentos sociais existentes nos países latino-americanos.

  • Analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil.

  • Analisar a atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica nos contextos americano e africano, reconhecendo, em seus lugares de vivência, marcas desses processos.

Método e instrumentos: 
  • Leitura no livro didático e textos complementares, debate e elaboração de pequenos textos sobre o tema, orientaçãoes para elaboração de atividade prática para ser exposta na semana seguinte.

Conclusão do tema anterior e Avaliação -  Pesquisa em jornais, livros e revistas a respeito do tema. Debate e elaboração de textos sobre o tema.


Semana 8

Objetos do conhecimento (conteúdo): Cartografia: anamorfose, croquis e mapas temáticos da América e África

Habilidades:

  •  Interpretar cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da África e América.


Método e instrumentos: 
  • Exposição de vídeo explicativo sobre cartografia. Pesquisa de textos sobre cartografia. Visualização de mapas da África e América.



Objetos do conhecimento (conteúdo): Cartografia: anamorfose, croquis e mapas temáticos da América e África

Habilidades

  •  Interpretar cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da África e América.


Método e instrumentos: 
  • Orientaçãoes e vídeo para apoio na elaboração de experimentos práticos para serem expostos na semana seguinte.

Conclusão do tema anterior e Avaliação -  Exposição de atividades práticas e leitura dos textos produzidos, autoavaliação e avaliação coletiva em debate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bancária vítima das enchentes em São Paulo paga 144 reais por água e dois biscoitos

O lucro acima de tudo em um momento de tragédia   É a pr ova irrefutável de que o capitalismo é a pior invenção de todos os tempos. Eventos...