Objetos do conhecimento (conteúdo):
- Ideias e concepções sobre a formação territorial do Brasil
Habilidades:
- Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.
- Leitura no livro didático e textos complementares, debate e elaboração de pequenos textos sobre o tema, orientaçãoes para elaboração de atividade prática para ser exposta na semana seguinte.
Objetos do conhecimento (conteúdo): Formação territorial do Brasil
Habilidades:
- Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.
- Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.
Método e instrumentos:
- Leitura no livro didático e textos complementares, debate e elaboração de pequenos textos sobre o tema, orientaçãoes para elaboração de atividade prática para ser exposta na semana seguinte.
Conclusão do tema anterior e Avaliação - Exposição de atividades práticas e leitura dos textos produzidos, autoavaliação e avaliação coletiva em debate.
Objetos do conhecimento (conteúdo):
- Características da população brasileira
Habilidades:
- Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras.
Método e instrumentos:
- Leitura no livro didático e textos complementares, debate e elaboração de pequenos textos sobre o tema, orientaçãoes para elaboração de atividade prática para ser exposta na semana seguinte.
Conclusão do tema anterior e Avaliação - Exposição de atividades práticas e leitura dos textos produzidos, autoavaliação e avaliação coletiva em debate.
Objetos do conhecimento (conteúdo):
- Produção, circulação e consumo de mercadorias
- Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares.
Método e instrumentos:
- Leitura no livro didático e textos complementares, debate e elaboração de pequenos textos sobre o tema, orientaçãoes para elaboração de atividade prática para ser exposta na semana seguinte.
Conclusão do tema anterior e Avaliação - Exposição de atividades práticas e leitura dos textos produzidos, autoavaliação e avaliação coletiva em debate.
Objetos do conhecimento (conteúdo):
- Biodiversidade brasileira
Habilidades:
- Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).
- Comparar unidades de conservação existentes no Município de residência e em outras localidades brasileiras.
Método e instrumentos:
- Leitura no livro didático e textos complementares, debate e elaboração de pequenos textos sobre o tema, orientaçãoes para elaboração de atividade prática para ser exposta na semana seguinte.
Conclusão do tema anterior e Avaliação - Exposição de atividades práticas e leitura dos textos produzidos, autoavaliação e avaliação coletiva em debate.
Nenhum comentário:
Postar um comentário