7° Ano - 1° bimestre

Semana 1

Objetos do conhecimento (conteúdo)

  • Ideias e concepções sobre a formação territorial do Brasil

Habilidades

  • Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.

Método e instrumentos: 
  • Leitura no livro didático e textos complementares, debate e elaboração de pequenos textos sobre o tema, orientaçãoes para elaboração de atividade prática para ser exposta na semana seguinte.

Conclusão do tema anterior e Avaliação -  Exposição de atividades práticas e leitura dos textos produzidos, autoavaliação e avaliação coletiva em debate.





Objetos do conhecimento (conteúdo): Formação territorial do Brasil


Habilidades: 

  • Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.
  • Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.


Método e instrumentos: 

  • Leitura no livro didático e textos complementares, debate e elaboração de pequenos textos sobre o tema, orientaçãoes para elaboração de atividade prática para ser exposta na semana seguinte.

Conclusão do tema anterior e Avaliação -  Exposição de atividades práticas e leitura dos textos produzidos, autoavaliação e avaliação coletiva em debate.




Semana 5

Objetos do conhecimento (conteúdo):

  • Características da população brasileira

Habilidades: 

  • Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras.

Método e instrumentos: 

  • Leitura no livro didático e textos complementares, debate e elaboração de pequenos textos sobre o tema, orientaçãoes para elaboração de atividade prática para ser exposta na semana seguinte.

Conclusão do tema anterior e Avaliação -  Exposição de atividades práticas e leitura dos textos produzidos, autoavaliação e avaliação coletiva em debate.




Semana 7

Objetos do conhecimento (conteúdo): 

  • Produção, circulação e consumo de mercadorias

Habilidades: 

  • Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares.


Método e instrumentos: 

  • Leitura no livro didático e textos complementares, debate e elaboração de pequenos textos sobre o tema, orientaçãoes para elaboração de atividade prática para ser exposta na semana seguinte.


Semana 8

Conclusão do tema anterior e Avaliação -  Exposição de atividades práticas e leitura dos textos produzidos, autoavaliação e avaliação coletiva em debate.




Objetos do conhecimento (conteúdo): 

  • Biodiversidade brasileira


Habilidades: 

  • Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).
  • Comparar unidades de conservação existentes no Município de residência e em outras localidades brasileiras.

Método e instrumentos: 

  • Leitura no livro didático e textos complementares, debate e elaboração de pequenos textos sobre o tema, orientaçãoes para elaboração de atividade prática para ser exposta na semana seguinte.

Conclusão do tema anterior e Avaliação -  Exposição de atividades práticas e leitura dos textos produzidos, autoavaliação e avaliação coletiva em debate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bancária vítima das enchentes em São Paulo paga 144 reais por água e dois biscoitos

O lucro acima de tudo em um momento de tragédia   É a pr ova irrefutável de que o capitalismo é a pior invenção de todos os tempos. Eventos...